segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Disciplina de mãos dadas com a Coragem!


Segunda-feira e a preguiça estava ali pronta para se instalar. Pensei na caminhada... mas a cama quentinha me  dizia: Fique! Todavia, eis que surge uma palavra na mente - DISCIPLINA que tem a mesma etimologia da palavra discípulo, que significa dizer aquele que segue...E fazendo hoje cedo esta reflexão pude entender porque é tão necessário ter disciplina em nossas vidas para conquistar nossos objetivos, afinal se não sigo o que quero não posso de fato, alcançá-lo... E isto me fez  levantar de um salto rsrsrsrs... Mas quando cheguei à orla e pude ver; sentir, ouvir e perceber a manhã amanhecendo... Agradeci a coragem, palavra que vem do latim Cordis que significa coração, assim, coragem é fazer as coisas com o coração... (que fantástico. Não?!) E talvez por ser segunda-feira, havia como diria minha Vó-dinda:"gatos pingados" andando, o que de certa forma contribuiu para que eu pudesse ouvir a canção da manhã através da sinfonia dos pássaros... O rio estava numa imensa calmaria e lá imponente em suas águas duas belas garças... Eu realmente não podia ficar no quadrado de meu quarto e perder tão belo espetáculo e deixar de fazer minha caminhada que é algo que faço com o coração... E desejo a vocês que fazem parte da minha vida, que possam SEGUIR seus sonhos, ou seja, ter DISCIPLINA de mãos dadas com a CORAGEM, a cada manhã... a cada dia... a cada instante...
                                  Este é o olhar do meu caminhar...

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

CAMINHADA...

 26/01/11
Hoje acordei preguiçosa, mas o dia estava convidativo e fui fazer minha caminhada... De repente uma nuvem resolveu me banhar com seus pingos, refresquei a alma e ao chegar a orla e olhar o rio no seu encontro com o mar estava ele lá, feliz, lindo, colorido a me cumprimentar... o arco-íris... E desejei naquele instante que suas  cores possa colorir não só o dia, mais o coração de cada um, que de  alguma forma colore minha vida.
Beijos coloridos!

27/01/11
Hoje fiz minha caminhada, na volta fui até a ponte e lá fiquei embevecida vendo um grande cardume de agulhinhas... Que alegria posou em meu coração ao me dar conta, de tão grande  presente da natureza naquele momento em que estava ali... Quantas  pequeninas coisas nos são dadas todos os dias e muita vezes não  enxergamos. Não sei se porque acordei vendo tudo azul, ou se azul está meu coração em poder pulsar todos os dias sem nenhum problema, mesmo quando os obstáculos, o faz bater descompassado... Mas se bate, mesmo  muita vezes tipo "escola de samba" é porque estou viva e muito viva  rsrsrs Que possamos todos nós celebrar o batuque maravilhoso de nossos  corações... BUM BUM BUM BUM BUM
Bom dia e um imenso abraço ritmado bum sqbum bum stbum bum bum rsrs

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

O seu silêncio! (2004)



O seu silêncio me fez
querer ouvir o mundo
Passei a ouvi-lo com os olhos,
com o tato, com o toque.
Passei a ouvi-lo
com o coração...
O seu silêncio...
Explodiu em meu peito
todos os sons
e pude entender
outras sinfonias
e no meio a dor
descobri o verdadeiro amor,
pois o teu amor silencioso
me fez ver que não preciso gritar
para me fazer entender
que muitas vezes apenas com o olhar
invado outro ser.



Solidão - Setembro/2008



Vivia no medo...
Não andava só
Não saía só
Não sorria só
Não amava só
Hoje!
Só...
Me vejo sair
Andar...
Caminhar com rumo
ou sem...
Só!
Me vejo sorrir
Ou mesmo chorar...
Só!
Me sinto amar
mesmo sem saber amada
Só...
cresci...
Me tornei mulher!!!

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Músicas que embalam meu coração...


Diz pra mim
Nando Cordel

Diz pra mim,
que fazer pra te conquistar,
te percebo em qualquer lugar,
ta morando no meu pensamento.
Diz pra mim,
qual caminho eu tenho que seguir,
pra falar do meu imenso amor,
e parar de sofrimento.
O amor é tudo, acende a vida,
deixa o tempo mais bonito,
e a gente sonha,
a gente busca o infinito,
se sente leve,
tem vontade de voar.
E eu te procuro porque existe
essa loucura no meu coração,
e queria dividir contigo essa
emoção, e com a força do meu
peito poder te falar:
Te amo!!!!!
Dia Branco
Geraldo Azevedo - Renato Rocha

Se você vier
Pro que der e vier
Comigo...
Eu lhe prometo o sol
Se hoje o sol sair
Ou a chuva...
Se a chuva cair
Se você vier
Até onde a gente chegar
Numa praça
Na beira do mar
Num pedaço de qualquer lugar...
Nesse dia branco
Se branco ele for
Esse tanto
Esse canto de amor
Oh! oh! oh...
Se você quiser e vier
Pro que der e vier
Comigo
Se você vier
Pro que der e vier
Comigo...
Eu lhe prometo o sol
Se hoje o sol sair
Ou a chuva...
Se a chuva cair
Se você vier
Até onde a gente chegar
Numa praça
Na beira do mar
Num pedaço de qualquer lugar...
E nesse dia branco
Se branco ele for
Esse canto
Esse tão grande amor
Grande amor...
Se você quiser e vier
Pro que der e vier
Comigo
Comigo, comigo.

Aquela Estrela

Vander Lee

Composição: Vander lee
Aquele jeito que você me olhou
Varreu meu pensamento
Todas as coisas saíram do chão
Eu me esqueci de tudo
Antes que eu me desse conta
Já era seu meu querer

Foi como o sol que desponta
Numa montanha dourada
Na terra do faz de conta
Pra me banhar de prazer

Mas o vazio (essa carta) que você deixou
No meu apartamento
Quase transbordou meu coração
Meu mundo ficou mudo
Você foi pra tão distante
E eu quero tanto te ver

Por isso não se espante
Se numa noite bela
Aquela estrela brilhante
Em sua janela bater

Amar É Bom 

Jauperi

Deixa
Que tudo tem seu tempo
Deixa tudo em tudo acontecer
Cante
E conte até dez
1, 2, 3, 4
Chame
E bolas de sabão me levarão
Até você
Amor
Um amor verdadeiro
Que ninguém pode pegar
Do tamanho do céu
Do tamanho do mar
É bonito
E quem viver verá
Amar é bom
Quando a gente ama
A gente se respeita
Amar é bom
Se a gente se gosta
Tudo se endireita
Amar é bom
Bom, bom, bom
Amar é
Amar, amar, amar
Um amor

Tranquilidade absurda... 18/01/11



Busco manter a tranquilidade que está em minha casa, em meu coração. Embora tudo possa parecer estagnado, sei que há um turbilhão de energias se realinhando em mim, para trazer a esta nova mulher que floresce a cada dia, tudo pelo qual buscou, lutou, chorou, se dedicou...
E enquanto aguardo o vulcão que está aqui explodir, fazendo suas lavas jorrarem, incandescendo meu caminho e purificando minha jornada, procuro manter a energia do amor que continua fervilhando em meu coração.
E escrevo... Escrevo para mim e para todos aqueles que fizeram e  fazem parte de meu caminhar. Escrevo e em cada palavra que flui, sinto que leva consigo muito do que sou e muito do que quis e do que fiz para aqui chegar.
Sei... A casa é só silêncio, há uma tranquilidade absurda em meus dias, mas no camarim de meu ser, está sendo ensaiado um dos últimos atos da peça que foi preparada não só por mim, mas por todos os atores e diretores que decidiram e quiseram fazer parte de meu caminhar. E agora num momento de total introspecção agradeço ao Criador maior a oportunidade de ser quem sou e de consegui manter tanta PAZ, quando há um mundo inteiro explodindo em mim.

Quem sou eu? - (29/09/2010)


Interessante todo o movimento que acontece em minha vida e toda sincronicidade que se faz presente. Nas minhas últimas turmas que  trabalhei, em todas elas “determinei” aos alunos a tarefa de escrever exatamente o que me pede.
Observo que agora sou eu que estou na “berlinda”, embora não tenha sido fácil “analisar e avaliar” o perfil da classe para então continuar o meu trabalho. Mas, por certo, foi mais cômodo estar na postura de observador do que de observado.
No trajeto para casa fiquei me perguntando – Quem sou eu? – E agora para escrever fiz todo um “ritual”; primeiro peguei um caderno grande, pois apesar da difícil tarefa sinto a necessidade de deixar jorrar tanta coisa que está guardada, e que são pedaços da pessoa que hoje sou. Depois a questão da caneta, a que pudesse proporcionar uma letra “melhor” e percebo que este simples detalhe, já é um traço das recentes mudanças que se processa em mim, que é a preocupação, ou melhor, o cuidado com a estética, coisa que ficou abandonada por longos anos.
Após tudo isso a necessidade da música. Ah! A música ela é mágica, é algo que muitas vezes me transporta em viagens fantásticas e tantas outras me faz por os pés no chão. Amo música e quando estou em casa geralmente é minha companheira. Então escolhi uma música suave a que está na mensagem – A primavera em nós – Assim me sinto florescendo!
Sei que escrevi, mas não fui direta quanto a responder quem sou. Mas, saberei definir este ser em construção que sou? Sou tantas e ao mesmo tempo uma. Das inúmeras identidades que sou, posso afirmar ser filha, mãe, amiga muito amorosa e fiel. Na mesma intensidade que sou uma fortaleza, sou também fragilidade. Sou mulher-menina, ou melhor, busco resgatar a menina que se perdeu nos medos, nas dores...
Taí algo que me fez agora ter saudades. Saudades da menina ingênua tão cheia de sonhos, tão cheia de amor, embora a amorosidade esteja aqui de maneira forte, vi que expulsei de certa forma o amor romântico, o amor/erótico, o amor de partilhar com o masculino, o amor da entrega, do desejo, do querer...
Mesmo afirmando – Não sei se quero ou não sei se estou pronta, sinto agora sair do baú o desejo do “apaixonar-se”, o apaixonar não só por mim, mas pelo que posso ser na condição do outro. De repente desejo aquele olhar, o olhar mágico que tantas vezes fez soar em mim algo diferente, que fez meu coração bater mais forte, que me fez achar beleza em dias cinzentos e nublados. O olhar...  É sempre o olhar que penetra em mim e que faz sair do baú a meiguice, o romantismo que tantas vezes busquei guardar.
Olhando para trás vejo que fui amorosa, mas também cruel; lúcida e insana; corajosa e tantas vezes temerosa, mas tudo isso e muito mais construiu esta mulher que “reflete” força, sabedoria, controle, amorosidade, confiança, fragilidade e insensatez...
Embora possa escrever tantas faces do que sou, confesso que gosto muito mais do que não posso expressar por faltar palavras adequadas para poder transmitir a energia que se faz presente em mim.
Amo a mulher que vejo florescer a cada instante, amo as descobertas que estou fazendo de mim mesma, e mesmo por um “prisma” poder dizer quem sou. Amo a mulher que É, ela nem foi e nem será, ela simplesmente É e, este agora de quem sou é efêmero e ao mesmo tempo eterno. Então, eu sou simplesmente esta mulher que provavelmente esteja a lhe olhar e lhe sorrir. (escrito dia 29/09/2010).

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

E eu que acordei lua minguante... 17/01/11




“Toda comunicação que fazemos é uma ação, uma causa posta em movimento, e todas as comunicações têm alguma espécie de efeito em nós e nos outros" (Anthony Robbins)






E eu aqui meio lua minguante então o filhão liga simplesmente para dizer - Mãe te amo!!! Nunca tinha visto uma lua ficar cheia em tão poucos segundos... rsrsrs A vida é assim, nunca estamos só mesmo quando nos sentimos “abandonados”. Afinal, a vida não se resume em ter sempre o “toque concreto” de alguém do nosso lado para nos sentir queridos. Muitas vezes estamos tão sozinhos mesmo quando estamos sendo abraçados. Tantas outras estamos sendo amados mesmo sem ninguém por perto... E foi isso que meu filho me fez entender... O amor transcende todas as barreiras... Amo você Rafa! Seu amor hoje me abraçou tão forte e de forma tão calorosa, que mesmo sem poder sentir teus braços fui  completamente enlaçada. E eu que acordei lua minguante vou dormir lua cheia.

Opinião de um homem sobre corpo feminino... Paulo Coelho

Não importa o quanto pesa. É fascinane tocar, abraçar e acariciar o corpo de uma mulher. Saber seu peso não nos proporciona nenhuma emoção.
Não temos a menor idéia de qual seja seu manequim. Nossa avaliação é visual, isso quer dizer, se tem forma de guitarra... está bem. Não nos importa quanto medem em centímetros - é uma questão de proporções, não de medidas.

As proporções ideais do corpo de uma mulher são: curvilíneas, cheinhas, femininas... . Essa classe de corpo que, sem dúvida, se nota numa fração de segundo. As magrinhas que desfilam nas passarelas, seguem a tendência desenhada por estilistas que, diga-se de passagem, são todos gays e odeiam as mulheres e com elas competem. Suas modas são retas e sem formas e agridem o corpo que eles odeiam porque não podem tê-los.

Não há beleza mais irresistível na mulher do que a feminilidade e a doçura. A elegância e o bom trato são equivalentes a mil viagras.
A maquiagem foi inventada para que as mulheres a usem. Usem! Para andar de cara lavada, basta a nossa. Os cabelos, quanto mais tratados, melhor.

As saias foram inventadas para mostrar suas magníficas pernas... Porque razão as cobrem com calças longas? Para que as confundam conosco? Uma onda é uma onda, as cadeiras são cadeiras e pronto. Se a natureza lhes deu estas formas curvilíneas, foi por alguma razão e eu reitero: nós gostamos assim. Ocultar essas formas, é como ter o melhor sofá embalado no sótão.
É essa a lei da natureza... que todo aquele que se casa com uma modelo magra, anoréxica, bulêmica e nervosa logo procura uma amante cheinha, simpática, tranqüila e cheia de saúde.
Entendam de uma vez! Tratem de agradar a nós e não a vocês. porque, nunca terão uma referência objetiva, do quanto são lindas, dita por uma mulher. Nenhuma mulher vai reconhecer jamais, diante de um homem, com sinceridade, que outra mulher é linda.

As jovens são lindas... mas as de 40 para cima, são verdadeiros pratos fortes. Por tantas delas somos capazes de atravessar o atlântico a nado. O corpo muda... cresce. Não podem pensar, sem ficarem psicóticas que podem entrar no mesmo vestido que usavam aos 18. Entretanto uma mulher de 45, na qual entre na roupa que usou aos 18 anos, ou tem problemas de desenvolvimento ou está se auto-destruindo.

Nós gostamos das mulheres que sabem conduzir sua vida com equilíbrio e sabem controlar sua natural tendência a culpas. Ou seja, aquela que quando tem que comer, come com vontade (a dieta virá em setembro, não antes; quando tem que fazer dieta, faz dieta com vontade (não se saboteia e não sofre); quando tem que ter intimidade com o parceiro, tem com vontade; quando tem que comprar algo que goste, compra; quando tem que economizar, economiza.

Algumas linhas no rosto, algumas cicatrizes no ventre, algumas marcas de estrias não lhes tira a beleza. São feridas de guerra, testemunhas de que fizeram algo em suas vidas, não tiveram anos 'em formol' nem em spa... viveram! O corpo da mulher é a prova de que Deus existe. É o sagrado recinto da gestação de todos os homens, onde foram alimentados, ninados e nós, sem querer, as enchemos de estrias, de cesárias e demais coisas que tiveram que acontecer para estarmos vivos.
Cuidem-no! Cuidem-se! Amem-se!

A beleza é tudo isto.

Paulo Coelho 

domingo, 16 de janeiro de 2011

Letras Negras - 16/01/11

A música tem o poder sedutor de me encantar e de me deixar em êxtase como me encontro agora ouvindo Geraldo Azevedo cantando Letras Negras... Escuto... e o som me embala... é como se dançasse mesmo aqui sentada no sofá. E mesmo sem tirar os pés do chão eu flutuo e rodopio não só em minha sala, mas também neste vasto mundo que de repente descubro que faço parte. E me sinto música, me sinto poesia e sou nota musical e sou somente alegria...


Letras Negras
Composição - Geraldo Azevedo - Fausto Nilo

Pelo jornal o dia chega
Com as letras negras
Do que está por vir
Pelo meu sonho era tudo bem
Você passava e olhava pra mim
Seu olhar miragem
Surgindo na paisagem
De fumaça e luz
No paraíso amor um dia
Imaginamos cidades azuis
Oh meu amor
Meu grande amor
E agora
Serenai! Serenai! Oh verde mar
A madrugada chegou
Começa o dia você me
Incendeia
Amor me incendeia
Até florescer
E nada mais bonito
Que o grito selvagem
Do subúrbio lado blue
Desconstruindo muros
Até o sonho aparecer
Oh meu amor
Meu grande amor
E agora
A voz na sacada
Da casa rosada
A solidão da voz
E na varanda branca
Da alvorada
O tempo cansa
De esperar por nós
Será que é preciso
Imaginar o cosmo
Pra compreender
Que esse neném no colo
Tenta resistir
Essa madona
Quer sobreviver
Oh meu amor
Meu grande amor
E agora
De lá das estrelas
Eles querem ver
Esse mundo explodir
Lágrimas na rua
De verdade
Tudo pode acontecer
Afinal
O sonho é um sinal
Que tenha fruta madura
No quintal do vizinho
Por tanto tempo
Eu fiquei sozinho
Pelo jornal
O mundo acabou
Oh meu amor
Meu grande amor
E agora


Fagner também canta - Oh meu amor... Meu grande amor e agora...




sábado, 15 de janeiro de 2011

Banho... cachoeira... 15/01/11

                                                           Águas do Cochó



Incrível como pude sentir de forma tão intensa cada gota de água em meu corpo... Fechei os olhos e me deixei levar pela imaginação e, embaixo de meu chuveiro eu pude me deliciar de todos os banhos de cachoeira... E fui ao Vale do Pati,  cheguei ao Serrano, passei pelo Riachinho, me encantei no Mucugezinho,  me refresquei no Cochó, descansei no Lajedão e fui... e ao voltar estava ali/aqui no banho gostoso que pude me proporcionar. Só porque permitir em todas as cachoeiras e principalmente na maior cachoeira interna do meu ser, lavar e purificar sem medo o meu coração...

                                                              Cachoeira do Cochó


Filtro Solar - Para Gisele com amor! - 15/01/11


Filtro Solar
Pedro Bial
Composição - Mary Schimich

Senhoras e senhores da turma de 2003:
Filtro solar!
Nunca deixem de usar o filtro solar
Se eu pudesse dar só uma dica sobre o futuro seria esta:
usem o filtro solar!
Aproveite bem, o máximo que puder, o poder e a beleza da juventude.
Ou, então, esquece...
Você nunca vai entender mesmo o poder e a beleza da juventude até que tenham se apagado.
Não se preocupe com o futuro.
Ou então preocupe-se, se quiser, mas saiba que pré-ocupação
é tão eficaz quanto mascar chiclete
para tentar resolver uma equação de álgebra.
Todo dia, enfrente pelo menos uma coisa que te meta medo de verdade.
Cante.
Não seja leviano com o coração dos outros.
Não ature gente de coração leviano.
Não perca tempo com inveja.
Às vezes se está por cima,
às vezes por baixo.
A peleja é longa e, no fim,
é só você contra você mesmo.
Não esqueça os elogios que receber.
Esqueça as ofensas.
Se conseguir isso, me ensine.
Guarde as antigas cartas de amor.
Jogue fora os extratos bancários velhos.
Estique-se.
Não se sinta culpado por não saber o que fazer da vida.
As pessoas mais interessantes que eu conheço não sabiam,
aos 22, o que fazer da vida.
Alguns dos quarentões mais interessantes que conheço ainda não sabem.
Tome bastante cálcio.
Seja cuidadoso com os joelhos.
Você vai sentir falta deles.
Talvez você case, talvez não.
Talvez tenha filhos, talvez não.
Talvez se divorcie aos 40, talvez dance ciranda em suas bodas de diamante.
Dance.
Brother and sister
Together we'll make it through
Someday your spirit will take you
And Guide you there
I know you've been hurtin'
But I'll be waiting to be there for you
And I'll be there just helping you out
Whenever I can
Everybody's free...
Dedique-se a conhecer os seus pais.
É impossível prever quando eles terão ido embora, de vez.
Seja legal com seus irmãos. Eles são a melhor ponte com o seu passado
e possivelmente quem vai sempre mesmo te apoiar no futuro.
Entenda que amigos vão e vem, mas nunca abra mão de uns poucos e bons.
More uma vez em Nova York, mas vá embora antes de endurecer.
More uma vez no Havaí, mas se mande antes de amolecer.
Viaje.
Cuidado com os conselhos que comprar,
mas seja paciente com aqueles que os oferecem.
Conselho é uma forma de nostalgia.
Compartilhar conselhos é um jeito de pescar o passado do lixo, esfregá-lo,
repintar as partes feias e reciclar tudo por mais do que vale.
Mas no filtro solar, acredite!

                                                                      Amo você Gi!