REFLEXÃO – Trecho extraído do Programa PROVOCAÇÕES –
entrevista com a Surda – Sueli Ramalho Segala.
Provocações: “... Em que a estrutura da Língua de Sinais é
diferente da estrutura das Línguas Orais?
Sueli Ramalho – Certo como disse a Língua de Sinais é de
recurso visual e a Língua Oral de recurso auditivo. Uma vez que nós surdos não
temos memória auditiva, então a estrutura se for falar um exemplo, O GATO COMEU
RATO, se for fazer em Língua de Sinais seguindo a mesma estrutura da Língua
Portuguesa que não serve, que seria assim O GATO COMEU O RATO, ele tem lógica
para a língua oral porque você automaticamente escutou - 0 gênero masculino o
gato – animal felino masculino – COMEU a conjugação verbal COMEU - o rato - o
surdo ele não escutou - O – o artigo não serve na Língua de Sinais não tem,
então ele ta visualizando o que o animal felino gato, ele ta visualizando o
sinal de comer - come – comerá - comeu - comeria – ele não tá escutando a
conjugação verbal – depois o rato - mas se o gato comeu o que o rato ta fazendo
vivo aí neste cenário – Não combina. Então a estrutura da Língua de Sinais tem
que ser exatamente como filme de o bandido atacou a mocinha, você mostra
primeiro a vítima, ou ela tá tomando banho, falando ao telefone, comendo, ai
depois vem o vilão e o verbo de ação por fim. Então gato comeu rato, a vitima
rato, depois gato o vilão, agora o verbo. Então rato gato comer esta é a
estrutura da Língua de Sinais.
...
Provocações: Surdos conseguem entender os conceitos de “puta” e “merda”, mas não consegue entender o conceito “puta-merda” por quê?
Sueli Ramalho – Porque se você for colocar uma puta e uma merda. O que uma puta e uma merda têm a ver em concreto? Todas as palavras são imagens temos que visualizar imagens, então a imagem do pensamento então nós vamos visualizar a merda e a puta.
Provocações: Mas não pode ser uma exclamação da gente puta merda, que chato, que horror...
...
Provocações: Surdos conseguem entender os conceitos de “puta” e “merda”, mas não consegue entender o conceito “puta-merda” por quê?
Sueli Ramalho – Porque se você for colocar uma puta e uma merda. O que uma puta e uma merda têm a ver em concreto? Todas as palavras são imagens temos que visualizar imagens, então a imagem do pensamento então nós vamos visualizar a merda e a puta.
Provocações: Mas não pode ser uma exclamação da gente puta merda, que chato, que horror...
DIANTE A ESTA BELÍSSIMA E SIMPLES EXPLICAÇÃO ALGUÉM PODE ME EXPLICAR COMO O SURDO PODERIA ENTENDER, POR EXEMPLO, ESTA QUESTÃO DO ENEM DA PROVA DE ONTEM 26/10/13.
Disneylândia
Multinacionais japonesas instalam empresas em Hong-Kong
E produzem com matéria-prima brasileira
Para competir no mercado americano
[...]
Pilhas americanas alimentam eletrodomésticos ingleses na Nova Guiné
Gasolina árabe alimenta automóveis americanos na áfrica do sul
[...]
Crianças iraquianas fugidas da guerra
Não obtêm visto no consulado americano do Egito
Para entrarem na Disneylândia.
ANTUNES, A. Disponível em WWW.radio.uol.com.br. Acesso em: 3 fev. 2013 (fragmento)
NA CANÇÃO (observe é uma CANÇÃO coisa que o surdo jamais poderá ouvir) ressalta-se a coexistência, no contexto internacional atual, das seguintes situações:
A) Acirramento do controle alfandegário e estímulo ao capital especulativo.
Ampliação das trocas econômicas e seletividade dos fluxos populacionais.
C) Intensificação do controle informacional e adoção de barreiras fitossanitárias.
D) Aumento da circulação mercantil e desregulamentação do sistema financeiro.
E) Expansão do protecionismo comercial e descaracterização de identidades nacionais.
POR FAVOR, ALGUÉM PODE ME EXPLICAR COMO PODERIA UM SURDO RESPONDER A UMA PERGUNTA EXTRAÍDA DE UMA CANÇÃO TOCADA NUMA RÁDIO?????????????????????????? SEM CONTAR TODA DIFERENÇA DA ESTRUTURA DA LÍNGUA DA FALTA DE CONHECIMENTO DE DIVERSAS PALAVRAS... SIMPLIFICANDO O SURDO OLHA PARA A LÂMPADA E SABE QUE É UMA LÂMPADA OU LUZ, MAS NÃO CHEGA PARA ELE QUE NA LÂMPADA TEM REATOR, FILAMENTOS, BOCAL, FIO E TANTOS OUTROS COMPONENTES, SERÁ QUE AS PESSOAS NÃO CONSEGUEM ENTENDER QUE TUDO CHEGA DE MANEIRA FRAGMENTADA E INCOMPLETA PARA ELES... SEM FALAR NA
FALHA IMENSA DA INCLUSÃO, POIS TEMOS INTÉRPRETES E A GRANDE MAIORIA NEM SE QUER SABE O QUE ESTÁ INTERPRETANDO, POIS NÃO SÃO CONVOCADOS POR CONHECIMENTO NA DISCIPLINA, O SISTEMA “ACREDITA” QUE SE SABE UM POUCO DA LÍNGUA DE SINAIS TEM GABARITO PARA INTERPRETAR QUALQUER DISCIPLINA. SERÁ QUE NÃO PERCEBEM QUE A LÍNGUA DE SINAIS COMO A NOSSA PRÓPRIA LÍNGUA EXIGE QUE TENHAMOS CONHECIMENTO, PREPARO, ESTUDO PARA ENTENDER SUAS ESPECIFICAÇÕES... SEM FALAR NAS INÚMERAS PALAVRAS QUE AINDA NÃO TEM SINAL ESPECIFICO E DIGITALIZAR (OU SEJA – SOLETRAR) LETRA POR LETRA NÃO LEVA AO SURDO NENHUM CONHECIMENTO CONCRETO, AFINAL ELES PENSAM COM IMAGENS. ALGUÉM PODERIA EXPLICAR PARA ELES O ABSTRATO SEM UMA BASE, UMA ESTRUTURA, SEM UMA EDUCAÇÃO ADEQUADA E DE QUALIDADE??????? E NÃO DEVEMOS ESQUECER DA QUANTIDADE DE QUESTÕES 90 (NOVENTA) PARA UM TEMPO DE 4 HORAS E 30 MINUTOS. HOJE ME SENTINDO INDIGNADA E OLHA QUEM ESTÁ COM A EDUCAÇÃO DESTE PAÍS NAS MÃOS SÃO OS DOUTORES... IMAGINE SE NÃO FOSSE...
http://www.youtube.com/watch?v=al42G2nL2SI
Nenhum comentário:
Postar um comentário